Moçâmedes - Oitocentos pensionistas dos mil 463 previstos foram recadrastados e inseridos no Sistema Integrado de Gestão Financeira (SIGF) na província do Namibe, informou o director nacional dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, José Vati.
O responsável, que falava num encontro de esclarecimento com os assistidos, informou que no Namibe foram registadas 23 inconsistências e 17 reclamações na categoria dos antigos combatentes.
"Muitos entregavam o Iban dos filhos e quando registávamos que o iban não está em nome do assistido logo não atendemos e solicitamos que apresentem os documentos dos beneficiados de modo a evitarmos fraudes”, disse.
Por outro lado, o secretário de Estado Domingos André Tchikanha, em declarações à imprensa, informou que 66 mil 632 pensionistas foram inseridos no Sistema Nacional em todo o país, o que vai contribuir na definição de políticas para a classe.
Fez saber que o processo excluiu aqueles que não reuniam requisitos para beneficiar do estatuto, tendo lembrado a diferença entre antigo combatente e veterano da pátria.
“Muitos antigos combatentes foram excluídos do sistema pelo facto de não possuírem os requisitos exigidos por Lei e terem nascido no período pós-independência, já que é considerado antigo combatente aquele que tenha participado na Luta de Libertação Nacional”, frisou.
O responsável informou que está prevista a implementação de vários benefícios a favor dos assistidos, como a subvenção dos serviços básicos, consumo de água, luz e transportes públicos, que aguardam aprovação, além do acréscimo, nos próximos tempos, das pensões de mérito.
Disse que o encontro serviu para auscultar as principais preocupações da classe, que apontaram exiguidade da pensão, onde os assistidos questionaram a nova tabela de pensão, bolsa de estudos dos filhos e dignificação da classe.
Informou que no dia 1 de Julho terá início o cadastramento dos reformados inseridos no instituto segurança social. VR/FA/PA