Namacunde – A conclusão de seis projectos ligados à educação e energia, inseridos no Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), constitui a prioridade da Administração de Namacunde, província do Cunene, para 2024.
Entre os projectos destaca-se a construção de duas escolas primárias, de três residências para professores e enfermeiros e a linha de energia de 24 quilómetros, com uma média de execução física de 67 por cento e 89 financeira.
O PIIM no Namacunde contemplou 19 projectos, dos quais 13 inaugurados, entre escolas, centros de saúde, complexos residenciais para professores e enfermeiros, avaliados em três mil milhões, 387 milhões, 261 mil e 986 kwanzas.
A informação foi prestada esta sexta-feira, à ANGOP, pela administradora de Namacunde, Cristiana Nameomuno, realçando que os seis projectos não concluídos em 2023, por dificuldades financeiras, serão terminados este ano.
A administradora destacou a importância do PIIM, que veio aproximar os serviços sociais e económicos às populações, com a construção de várias infra-estruturas sociais que estão a dar maior dignidade aos beneficiários nas comunidades.
No âmbito do Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PDLCP), duzentas famílias beneficiaram de inputs agrícolas, com a aquisição de cem catanas, mesmo número de enxadas, machados, limas, picaretas, pás e 25 carros de mão.
Segundo Cristiana Nameomuno, o programa permitiu ainda a compra de 40 toneladas de cereais e três de fertilizantes, 30 charruas, duas motobombas e cinco motos cultivadoras.
O Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza conta com um orçamento anual de 336 milhões de kwanzas.
O município de Namacunde tem 142 mil 47 habitantes. Agrega duas comunas e dez povoações. PEM/LHE/OHA