Quiculungo - A reabilitação das estradas, sobretudo, as de acesso às zonas de produção agrícola constitui o principal apelo dos cidadãos nos municípios da Ambaca, Quiculungo e Bolongongo, na província do Cuanza Norte.
Para os cidadãos, a deterioração de produtos nos campos de cultivo, em função do estado das vias tem desmotivado os camponeses, tendo em conta haver muita produção nestes municípios, pelo que apelam as autoridades a velar pelas condições das vias de comunicação e transporte.
Em declarações à ANGOP, a propósito da apresentação do novos administradores destes municípios, os cidadãos consideram premente a reabilitação das vias para estimular a produção local e facilitar o escoamento das culturas.
O frei Gabriele Chivela, pároco da igreja Católica São Francisco de Assiz em Camabatela, afirmou que o mau estado das vias de acesso está também a dificultar a difusão do evangelho, a expansão dos serviços de saúde e de educação.
O desenvolvimento, assinalou, esta nas estradas, pontes e comunicação.
Luciano Camambo, soba de Bolongongo, afirmou que os cidadãos estão, sobretudo, preocupados com o estado das vias que ligam a sede municipal às comunas do Terreiro e Kinquiemba.
O soba de Quiculungo, Joaquim Mambo, solicitou a reabilitação urgente do troço Pambo do Sonhi(Samba Caju) até a sede municipal.
De acordo com o soba, a estrada permite rápido acesso à província do Uíge, aos municípios de Samba-Cajú, e Ambaca, assim como à cidade de Ndalatando (capital da província do Cuanza-Norte) e outras localidades do país.
Os cidadãos solicitaram também melhoria no abastecimento de água e de energia eléctrica.
O acto de apresentação dos novos administradores de Quiculungo, Ambaca e Bolongongo foi presidido pelo vice- governador para o sector Técnico e Infra-estruturas do Cuanza-Norte, Mendonça Luís.
Na ocasião, Mendonça Luís, apelou o bom censo e a colaboração de todos os munícipes para permitir a materialização dos programas do Executivo.
Hoje, está prevista a apresentação do novo administrador do Ngomguembo, Manuel António Gaspar. EFM/IMA/PA