Malanje- Sob o lema “diga não aos actos de abuso sexual de menores e à violência doméstica”’ mais de mil mulheres de vários estratos sociais marcharam hoje, sábado, nesta cidade, visando repudiar tais actos.
Promovida pela Organização da Mulher Angolana (OMA), a marcha percorreu várias artérias da cidade de Malanje e culminou com um acto de massas presidido pelo segundo secretário do Comité Provincial do MPLA, Nelo de Carvalho, que na ocasião apelou às mulheres a denunciar todos os actos de violência doméstica e contra as crianças, visando a construção de famílias mais harmoniosas.
Destacou por outro lado o papel da OMA na defesa e protecção dos direitos das mulheres e na sua emancipação e na promoção da igualdade do género.
Por sua vez, a primeira secretária provincial da OMA em Malanje, Ana da Purificação, disse que a organização tem priorizado as acções de mobilização para o fortalecimento das famílias e a preservação das tradições e da entidade cultural dos povos, combatendo os males que enfermam a sociedade, com desataque para a violência no lar.
Apelou aos militantes e simpatizantes da OMA e a primar por esse espírito, com base no patriotismo, responsabilidade e amor ao próximo.
A marcha marcou a abertura da jornada Março Mulher na província, cujas comemorações decorrem sob o Lema “OMA comprometida com a luta pelos direitos da mulher e protecção dos direitos da criança”. RM/NC/PBC