Luena – Um seminário sobre a importância do Censo Populacional 2024, que o país realiza a partir Julho, dirigido aos líderes de diversas organizações sociais da província do Moxico, iniciam na próxima sexta-feira.
A referida formação será direccionada às autoridades tradicionais, líderes religiosos, professores e estudantes, jornalistas e outros segmentos, sobre a importância do processo censitário, direitos e deveres dos cidadãos.
o Seminário visa a maximização da participação da população ao processo, conforme uma nota do Governo do Moxico, que a ANGOP teve acesso.
Segundo a mesma nota, a formação, a ser realizada na Casa da Cultura do Luena, será marcada com realização de palestra e debate interactivo, para esclarecimento de dúvidas e mobilizar o engajamento de todos os sectores da sociedade ao processo.
Na província do Moxico foram actualizadas duas mil 929 secções censitárias, durante o processo de actualização cartográfica que decorreu em todo o território nacional.
A região, com cerca de um milhão e 200 mil habitantes, conta com nove municípios, tendo uma superfície de 223 023 km2 (a maior do país),. É limitada ao norte pela província da Lunda-Sul, ao leste pela República Democrática do Congo (RDC) e pela Zâmbia, ao sul pelo Cuando-Cubango e, ao oeste pela província do Bié.
O primeiro recenseamento populacional após a Independência Nacional foi realizado em 2014. Na altura, o país tinha 28.4 milhões de habitantes (mais de 750 mil no Moxico). TC/YD