Luanda - O antigo director-geral do Instituto Nacional de Segurança Social, Sebastião Mixinge, morreu, na última sexta-feira, na cidade de Malanje, vítima de doença, aos 79 anos, segundo uma fonte da família.
Sebastião Adão Mixinge exerceu as funções de director-geral do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) durante 23 anos, precisamente de 28 de Novembro de 1995 a 1 de Janeiro de 2018.
O malogrado fez toda a sua carreira profissional no funcionalismo público, tendo ingressado no Instituto do Trabalho e Previdência Social aos 24 de Janeiro de 1966, com a categoria de dactilógrafo e operador de máquinas de composição do quadro técnico do Fundo de Acção Social no Trabalho, assistente técnico de 2ª Classe e chefe de sector de offset.
Sebastião Mixinge teve uma participação bastante activa na produção legislativa no domínio da Segurança Social, tendo sido co-autor e autor de vários diplomas sobre a temática.
No seu currículum consta ainda a integração entre 1982 e 1990 integrou a equipa da Organização Internacional do Trabalho que elaborou o projecto da Lei 18/90, a regulamentação complementar, a institucionalização do Sistema de Segurança Social e sua Organização Administrativa e a consequente selecção de quadros.
Dentre as várias formações que teve notabilizou-se após formação em Direcção, Planificação e Gestão da Segurança Social, na Escola Superior “Fritz Hecket”, na antiga RDA.
Sebastião Adão Mixinge nasceu aos 12 de Março de 1941, em Calumbunze, município de Icolo e Bengo, província de Luanda.