Luanda - O Ministério do Interior vai continuar a potenciar o Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB) com meios técnicos especializados e operacionais, no sentido de responder eficazmente às situações inerentes à prevenção.
A ideia foi manifestada hoje, quarta-feira, pelo ministro do Interior, Eugénio Laborinho, quando intervia no acto alusivo à comemoração do 41o aniversário da institucionalização do SNPCB.
Tal facto, acrescentou o governante, visa cada vez mais, melhorar a sua forma de actuação dos Bombeiros para garantir mais celeridade ali onde for chamado.
Encorajou que o efectivo a continuar a trabalhar com afinco na sensibilização das populações sobre os perigos de incêndio e as calamidades naturais.
"É necessário que esta actuação esteja sempre direcionada à vertente preventiva e não reactiva. A prevenção deve continuar a ser o foco principal de resposta do órgão", expressou.
Para si, o sucesso deste órgão depende, em grande medida, da colaboração dos cidadãos, pelo que não deve haver distanciamento na sua relação com o bombeiro.
Afirmou ainda que o processo de nomeação, promoção e outros actos de progressão na carreira dos efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros irá continuar po país, observando-se a disponibilidade financeira, o mérito e a antiguidade.
O acto decorreu sob o lema: "Pela Salvaguarda da Vida, do Ambiente e do Património, Comemoremos o 30 de Novembro, Dia Nacional do Bombeiro".
A criação dos bombeiros angolanos remonta à época colonial e, com o alcance da independência nacional em 1975, o então "Corpo de Salvação Pública" foi institucionalizado.
Nesta senda, todos os anos, a 30 de Novembro, comemora-se o Dia Nacional dos Bombeiros, instituído na sequência da deflagração de um incêndio de grandes proporções, na Refinaria da Petrangol, em Luanda, em 1981.