Zango - O município de Viana, em Luanda, vai vacinar, durante quatro dias, mais de três mil cabeças de gado bovino, no âmbito da campanha nacional de vacinação lançada, esta semana, na comuna de Calumbo.
Em declarações à imprensa, a directora municipal de Viana da Agricultura e Pesca, Joana Pedro, realçou que, para além da comuna de Calumbo, o programa se estende também aos distritos urbanos do Zango, da Baia e da Vila Flor, onde contam imunizar mais de três mil animais.
Fez saber que esta iniciativa visa a prevenção das doenças assintomáticas, bem como as hemáticas e que, para tal, estão usar as dozes de Periponomia Contagiosa dos Bovinos (PPCB), Cardunco sintomático e hemático.
Garantiu terem dozes suficientes para cobrir as três mil cabeças que se estimam existir, neste momento, na comuna de Calumbo, apesar da dispersão por serem de criadores diferentes e dada a sua plurilocalização geográfica.
Por sua vez, o responsável da área pecuária da fazeda “Portão Verde”, Adérito Sita, afirmou que este processo permite o maior controlo das epidemias e, desta forma, possuir animais saudáveis para o consumo humano.
Assegurou que possuem, neste momento na sua Fazenda, 288 bovinos, 255 caprinos e 135 ovinos, pelo que aconselha os outros criadores a aderir à campanha que, nos próximos tempos, vai abranger os outros animais não bovinos.
A abertura da campanha, a decorrer de 11 a 16 de Julho corrente, contou com a presença do administrador municipal de Viana, Demetrio de Sepúlveda, dos administradores municipais adjuntos para área política e social, Paulo Maka Zadi, e para o sector financeiro, David Mavinga, entre vários técnicos da saúde animal. NGS/DP/IZ