Dondo - Perto de 35 mil habitantes da cidade do Dondo, sede do município de Cambambe, província do Cuanza Norte, já consomem água potável da rede pública, como benefício do novo sistema de captação e distribuição, instalado no rio Kwanza.
O novo sistema de abastecimento de água, cujas obras tiveram início em 2014, compreende a instalação de duas electrobombas, com capacidade para 170 metros cúbico por hora, enviada ao centro de tratamento para 90 metros/ hora.
O Administrador de Cambambe, Adão António Malungo, que falava à imprensa durante uma visita guiada, do governador provincial, Pedro Makita Armando Júlia, indicou que o novo equipamento tem capacidade para mil metros cúbicos de água por hora e abastece uma rede de mil e 300 ligações domicilaires e 38 chafarizes.
Acrescentou que apesar desta disponibilidade, a quantidade de água distribuída à população ainda é insuficiente, porque o normal seria a disponibilidade de 200 metros cúbico/ hora e um armazenamento de mil e 500.
Para colmatar este défice, garantiu, em breve será erguido um novo reservatório com capacidade para 500 metros, para maior cobertura e abastecimento simultâneo em toda a cidade, contrariamente, ao modelo actual, em que muitos bairros beneficiam de água, de forma alternada.
Indicou que a par deste processo, que se resumiu na instalação de uma nova conduta adutora principal, com cerca de seis mil metros, dentro de poucos meses o governo dará início à construção da estação de captação, tratamento e distribuição de água para o Alto- Dondo, cinco quilómetros da cidade do Dondo.
Esta segunda fase, cujos critérios técnicos não enumerou, tem já todo processo administrativo avançado, assim como o espaço onde será instalado.
A cidade do Dondo tem perto do 57 mil habitantes, dos 100 mil populares do município de Cambambe.