Caxito – Noventa e nove mil 613 milhões 999 mil e 626 Kwanzas foram entregues até o presente mês, às famílias de todo país, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social (Kwenda).
Os dados foram apresentados hoje, quinta-feira, em Caxito, província do Bengo, durante um encontro de balanço da operacionalização do Kwenda, inserido nas comemorações do 30º aniversário do Fundo de Apoio Social (FAS), que operacionaliza o referido programa.
Até o momento o Kwenda tem cadastrado um milhão e 600 mil agregados familiares em 94 municípios e já chegou a 328 comunas e 15.375 bairros e aldeias do país.
Para a operacionalização do programa, o FAS conta com três mil 585 agentes de desenvolvimento comunitário (Adeco).
No âmbito da componente de inclusão produtiva, o programa de fortalecimento tem por objectivo inserir e impulsionar em actividades geradoras de rendimentos, pessoas e agregados familiares em situação de pobreza e vulnerabilidade económica e social, que se encontram em idade activa e com capacidade produtiva.
O director do FAS no Bengo, Alexandre Domingos, explicou que na província o Kwenda tem inscritas 26 mil 915 agregados familiares (AF), dos quais 13 mil 660 consumiu um valor do Kwenda de cerca de mil milhões 468 mil 606 milhões e 500 mil Kwanzas.
O vice-governador do Bengo para o sector político, social e económico, José Bartolomeu Pedro, disse que tendo em conta os resultados do Kwenda, o governo comprometeu-se em continuar a trabalhar para que mais famílias beneficiem do programa.
Aos beneficiários pediu para serem proactivos com os valores que recebem.
Disse esperar que sejam acelerados os procedimentos para que o Kwenda urbano seja, em breve, uma realidade no município do Dande, o único que não foi contemplado no Kwenda rural.
Financiado pelo Banco Mundial com cerca de USD 320 milhões e USD 100 milhões provenientes do Tesouro Nacional, o Kwenda é um programa do Executivo angolano que visa criar políticas de apoio às famílias mais pobres e em situação de vulnerabilidade no país.
O valor do programa é pago de forma trimestral, em quatro parcelas, num período de um ano, e cada agregado familiar recebe 33 mil Kwanzas (parcelas de 11 mil Kz por mês).
Além das transferências sociais monetárias, o Kwenda tem ainda as componentes da Inclusão Produtiva, Municipalização da Acção Social, através da criação dos Centros de Acção Social Integrados (CASI) e o Fortalecimento do Cadastro Social Único. CJ/IF