Malanje- Jovens de vários estratos sociais da província de Malanje, solicitaram hoje, segunda-feira, ao governo local, a construção de um campus universitário, com vista a congregar as unidades orgânicas e conferir dignidade a este subsistema de ensino e aos utentes.
O pedido foi feito pelo Conselho Provincial da Juventude (CPJ), durante um encontro de auscultação aos jovens, pelo governador de Malanje, Marcos Nhunga, no quadro da governação de proximidade.
Falando em nome da juventude da província, a secretaria provincial do CPJ, Maria Ulo considerou o campus universitário como uma plataforma que proporciona oportunidades de desenvolvimento da província, sendo que forma cidadãos angolanos em diversos ramos do saber, para além de fomentar a investigação científica e consequentemente aumentar a capacidade produtiva.
Por outro lado, a responsável apontou a falta de residências próprias, espaços recreativos, acesso ao crédito bancário, água potável, energia eléctrica e tantos outros, como sendo também preocupações da juventude.
Entretanto, apelou ao governo provincial para a construção de centros culturais recreativos e casas de jogos, com vista a contribuir na ocupação dos tempos livres dos jovens.
Por sua vez, o representante do movimento literário Lev’arte, José Mbaza reiterou a necessidade de o governo reforçar as acções tendentes a resolução dos problemas de iluminação pública, saneamento básico, água potável e vias de acesso pelo interior dos municípios e bairros periféricos da cidade.
Em resposta as preocupações, o governador Marcos Nhunga manifestou a intenção de satisfação destas necessidades, fazendo tudo ao alcance do governo, para se solucionar faseadamente as mesmas, mas com a participação dos próprios jovens e de outras forças vivas da sociedade.
“Vamos avaliar os projectos do anterior governo e programarmos outras acções para serem orçamentadas e fazer a devida execução”, frisou, acrescentando que um dos caminhos para tal é o diálogo permanente com a camada juvenil, para a identificação e resolução dos problemas.
O encontro visou igualmente inteirar-se das preocupações que afligem a população e a recolha de sugestões para a resolução das mesmas.
A par deste, o governador auscultou igualmente as autoridades tradicionais dos catorze municípios de Malanje, que apresentaram entre outras, preocupações ligadas a reabilitação das estradas de acesso ao interior das comunas, com vista a facilitar o escoamento da produção agrícola, bem como o alargamento da rede energética, tendo em conta a existência de duas barragens na província.
Consta ainda das preocupações, apoios as associações de camponesas com tractores e sementes para permitir a prática de uma agricultura mecanizada e o alavancar do sector agrícola, para além da criação de mais esquadras policiais em algumas zonas de municípios e bairros da cidade de Malanje.