Uíge – O empresariado local e a juventude foi tema de uma palestra que juntou sexta- feira, na cidade do Uíge, estudantes, empresários, empreendedores e vários convidados, visando promover o desenvolvimento socioeconómico da província.
Ao falar no acto de abertura do evento, o coordenador da agremiação Jovens Influentes do Wizi, Eduardo da Costa, disse que a iniciativa pretende encontrar soluções de empregabilidade e fomento ao empreendedorismo juvenil.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto do Uíge, Manuel João, disse que o governo local vai continuar a apostar na formação da juventude, um desafio que visa contribuir para o desenvolvimento socioeconómico da província.
Já o empresário Adriano Kilamba sugere maior diálogo entre os empresários e o governo local, assim como um melhor acompanhamento dos financiamentos feitos aos empreendedores locais.
Enquanto Maieno António, responsável da empresa MZ, defende que se faça melhor exercício das actividades económicas e a aposta na educação financeira.
Durante o encontro, os participantes abordaram sobre a criação de empresa, desemprego, acesso ao financiamento, o papel das empresas na redução do desemprego e outros temas.
Fundada no dia 15 de Agosto de 2019, a agremiação Jovens Influentes do Wizi já realizou várias actividades sobre empreendedorismo, fidelidade no lar, delinquência juvenil, violência doméstica e outros temas. QJ/JAR