Soyo – Quatrocentos e vinte postes de iluminação pública começaram, esta semana, a ser instalados nas principais ruas de alguns bairros periféricos da cidade do Soyo, província do Zaire.
Enquadrado na segunda fase de iluminação pública da zona periférica, o projecto é implementado pela Administração Municipal.
Em declarações esta segunda-feira à ANGOP, o administrador municipal adjunto para a área técnica, infra-estruturas e serviços comunitários, Adelino Nkai, disse que 60 postes e igual número de luminárias passarão a ser montados por cada mês.
Informou que, nesta fase, serão contemplados os bairros Bundila, Mpinda e Kwinuica, assim como algumas ilhas que circundam a sede municipal do Soyo.
Disse terem sido adquiridas 3.500 lâmpadas visando iluminar mais os bairros periféricos do Soyo e reduzir os índices de criminalidade.
Aconselhou à população no sentido de conservar os serviços e bens que a Administração Municipal coloca à sua disposição.
Referiu que nos últimos dias, a Administração Municipal desenvolveu, na baixa da cidade, um trabalho de substituição de lâmpadas florescentes por luminárias de modelo “ledes”, consideradas as mais resistentes na rede de iluminação pública.
Desde 2021, data do início deste projecto, 1.350 luminárias e 580 postes foram colocados nas principais artérias dos bairros da cidade do Soyo. JFC/JL