Malanje- A Assembleia Arquidiocesana da Pastoral de Malanje recomendou hoje, sábado, a conjugação de esforços entre o governo e a Igreja, tendentes a melhoria da condição social das crianças na sociedade, visando promover a sua integridade e dignidade.
De acordo com o comunicado final do evento, essa medida surge em função de ainda haver muitas crianças a viver em condições precárias no seio familiar, sem acesso à alimentação condigna e à educação de qualidade.
O encontro recomendou ainda a promoção da cultura, educação, protecção e integração da criança na sociedade e na igreja, bem como o melhoramento da qualidade de ensino das mesmas, com realce para as línguas portuguesa e nacionais.
Consta das recomendações, que a Pastoral de Malanje melhore a qualidade de ensino e os conteúdos do programa da Rádio Ecclésia voltado para as crianças e que promova palestras sobre o fenómeno feiticismo e suas implicações no seio dos petizes.
Por outro lado, a Assembleia concluiu ser necessário incentivar a integração das crianças na igreja e de criação e a promoção da educação religiosa nas famílias.
Com duração de dois dias, o encontro visou fomentar a cultura de protecção e cuidado da criança no seio da família, e nele foram discutidos aspectos relacionados com a vida das crianças na igreja e na sociedade, bem como aprovadas as actividades pastorais para o ano 2023/2024.
O evento decorreu sob o lema “Com a Nossa Senhora do Rosário, integremos as crianças na igreja e na sociedade” e contou com a participação de missionários e fiéis católicos dos catorze municípios da província de Malanje. RM/NC