Caxito – Uma marcha que congregou mais de 200 crianças foi realizada, domingo, em Caxito, província do Bengo, para condenar os abusos sexuais e outros actos de violência contra a criança.
Organizada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, a marcha partiu do bairro da Mifuma e percorreu a marginal da bacia de retenção, a ponte de Caboxa, a rua da Lama, o Estádio Municipal do Dande e culminou no largo 10 de Dezembro.
O Reverendo da igreja, José Constantino, disse no final da jornada que a igreja que repudia todos os actos de violência que se pratica contra a criança, pois em nada contribuem para a moralização da sociedade.
Referiu que cuidar dos pequenos é um dever de todos e que a igreja vai continuar a ser um parceiro do estado, passando mensagens aos fiéis sobre os seus direitos, disse .
Pediu aos pais, encarregados de educação, organizações voluntárias e autoridades tradicionais para prestarem mais atenção aos petizes e garantirem a protecção que merecem.
O administrador comunal de Caxito, José de Andrade, sublinhou que o governo da província vai continuar a trabalhar na construção de mais hospitais e escolas para inserir mais crianças no sistema de ensino, assim como prestar uma atenção especial aos casos de violência na região.
A província do Bengo registou durante o segundo trimestre deste ano, 42 casos de violência doméstica. A falta de prestação de alimentos e a fuga à paternidade são os casos mais frequentes.FS/CJ/IF