Lubango - Pelo menos duas mil 768 secções censitárias, das cinco mil 579 catalogadas na província da Huíla, já concluíram o processo, de acordo com a sincronização da informação, quanto faltam menos de 24 horas para o encerramento do Censo, no país.
A informação foi avançada à ANGOP hoje, sexta-feira, nesta cidade pelo coordenador técnico para o Censo da Huíla, Sobral Katrapila, no quadro de uma reunião do Governo provincial da Huíla, referindo tratar-se de dados referentes até quinta-feira, 17.
Disse que o processo decorre e o prazo oficial é o dia 19, sabado, pelo que toda a equipa envolvida no processo está tudo a fazer para obter as altas taxas de cobertura.
Declarou haver o registo de muitas comunas já fechadas, como as das Neves, Caholo e Bata Bata, na Humpata, que já terminaram o processo, do Bambi, no Chipindo, da Tchiquaqueia e Tchituto, na Cacula.
Referiu estarem a trabalhar para dar o número concreto de comunas já fechadas, ao minuto em termo da actualização e estão já com alguma taxa aceitável.
Reforçou que o grande desafio no momento é a sincronização da informação, como se sabe a informação foi recolhida por via tablet, ela para sincronizar para o servidor nacional é preciso internet, e ainda temos muitas comunas, sem acesso a internet.
Salientou que das 52 comunas da província da Huíla, mais de 20 têm problemas de internet, o que está a dificultar a sincronização da informação.
"Temos muita informação nas tablets que deve ser sincronizada para terem os números reais, acreditamos que até amanhã teremos uma informação mais realista daquilo que é a taxa de cobertura", continuou
Enalteceu a postura dos recenseadores, que cientes das dificuldades vividas conseguiram atingir todas as cinco mil 579 secções censitárias, assim como ao grupo técnico que criaram as condições e as autoridades tradicionais e religiosas.
"O Censo demonstrou que apesar de todas as dificuldades foi possível realizar o processo e ainda continuamos a realizar", reforçou.
Salientou que tal processo vai depender da celeridade dos agentes de campo ao efectarem as suas reclamações, devendo apresentar o extrato bancário da conta e remeter ao grupo técnico do Censo e o mesmo ao seu nível vai dar o devido tratamento.
A Huíla conta com sete mil recenseadores que estão a trabalhar em cinco mil 579 secções censitárias.
A reunião do Governo Provincial da Huíla, para alem do ponto de situação do Censo, apresentou o estado do sector da Saúde na provincia, bem como a preparação da abertura da Campanha Agrícola 2024-2025, cujo acto acontece no municipio da Matala. EM/MS