Huambo - A governadora do Huambo, Lotti Nolika, anunciou hoje, domingo, a execução, nos próximos dias, do plano de reabilitação das estradas secundárias da província, com o apoio da Casa Militar do Presidente da República.
A governadora falava à imprensa, depois de ter avaliado o grau de execução da obras de terraplenagem da via de acesso ao bairro do São José, arredores da cidade do Huambo, no quadro do plano de reabilitação das estradas das zonas periurbanas, numa iniciativa da Administração Local, em parceria com o Governo da província.
Segundo a governante, o novo plano de reabilitação de estradas, vai consistir na terraplenagem das vias que interligam as sedes municipais e as comunais, bem como as zonas com elevados níveis de produção agrícola, com vista a melhorar a circulação de pessoas e bens.
A província do Huambo é composta por 37 comunas, das quais 11 constituem as sedes municipais e ligadas por estradas asfaltadas, enquanto as demais 26 têm vias de acesso às secundárias, que apresentam, na sua maioria, dificuldades de circulação.
Lotti Nolika disse que o apoio da Casa Militar resulta de um pedido que o Governo do Huambo efectuou, recentemente, ao Presidente das República e que foi respondido, de forma satisfatória.
Adiantou que numa primeira fase, o programa prevê terraplenar mais de 400 quilómetros de estradas das vias secundárias, entre as sedes municipais e as comunais, bem como as zonas de cultivo dos municípios do Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Longonjo e Ucuma.
Explicou que a escolha inicial destes municípios resultante do facto de apresentarem uma malha rodoviária com inúmeras dificuldades de trânsito, o que exige um a intervenção rápida e pontual.
Sem precisar o número de kits a serem disponibilizados pela Casa Militar, assegurou que os mesmos começam a chegar à província do Huambo a partir de segunda-feira (17), de modo a se dar início aos trabalhos, cuja previsão é de serem concluídos o mais rápido possível, antes do início das chuvas.
O plano, cujas obras estão a ser executadas com recursos financeiros próprios arrecadados pela Administração município do Huambo, visa a melhoria das condições de circulação de pessoas e bens nas zonas periféricas da cidade.
O mesmo prevê contemplar, cada bairro, com a terraplenagem de apenas três quilómetros de estrada.
Estima-se que a cidade do Huambo, capital da província com o mesmo nome, tenha mais de 50 bairros periféricos. VKY/ALH