Caxito – Os jovens da província do Bengo foram chamados hoje, nesta localidade, a apostar na formação profissional de qualidade, para melhor aproveitar as oportunidades de empregabilidade que vão surgindo.
Em declarações à imprensa, no final da visita de constatação do Presidente da República às obras do Terminal Oceânico da Barra do Dande, TOBD, a governadora do Bengo, Maria Nelumba, referiu que a aposta na formação profissional de qualidade vai permitir aos técnicos da região concorrerem em pé de igualdade com jovens de outros pontos do país.
Para tal, defendeu a necessidade da juventude, com o apoio do governo da província, esforçar-se no sentido de melhorar a formação técnico-profissional na região.
Considerou imperioso a aposta em cursos técnico-profissionais, apontando como exemplo a construção do Terminal Oceânico da Barra do Dande (TOBD) que gerou mais de 2.800 empregos para os jovens formados nas áreas técnicas.
Na opinião da governante, a entrada em funcionamento do terminal oceânico vai permitir a melhoria da estrada nacional 100A (desvio da Barra do Dande até a Zona Franca), que será utilizada para o escoamento do gás, gasóleo e gasolina.
A iniciativa vai igualmente possibilitar maior oportunidade de negócio, sobretudo nas áreas de restauração, lojas de conveniência e outra gama de serviços, disse.
O projecto do terminal oceânico foi relançado a 01 de Dezembro de 2021 e conta actualmente com 2.847 trabalhadores oriundos de todas as províncias do país.
Com uma execução na ordem de 63 por cento, o TOBD conta com uma mão-de-obra nacional de 96 por cento, 11 dos quais mulheres, 135 soldadores certificados e 115 licenciados. FS/CJ/IF