Saurimo – O governo da província da Lunda-Sul, destacou esta quarta-feira, o contributo da Agência Angola Press (ANGOP), na consolidação da paz, democracia e reconciliação entre os angolanos, através dos seus conteúdos noticiosos.
De acordo com a mensagem de felicitações do governo local, por ocasião do 49 aniversário da única agência de notícias do país, a ANGOP tem jogado um importante papel na mobilização da nação e no resgate dos valores cívicos e patrióticos.
"O Governo da Lunda-Sul enaltece a dedicação e o trabalho prestado com entrega e sentido de missão, pelos quais conquistaram prestígio e têm contribuído de forma significativa, nas principais etapas da história de Angola", refere a mensagem.
O governo encoraja a ANGOP no sentido de continuar a desempenhar o seu papel, na consciencialização da sociedade, para o processo de crescimento e desenvolvimento do país, face as reformas vigentes.
Agência Angola Press, abreviadamente designada por ANGOP, é uma empresa pública de notícias do país, que tem como objectivo recolher, tratar e distribuir, em regime exclusivo, tanto em Angola, como no exterior, notícias com base numa informação objectiva sobre a actualidade nacional e internacional.
A ANGOP foi criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP).
No inicio, os seus trabalhos eram distribuídos sob forma de boletim impresso, até que, no dia 30 de Outubro do mesmo ano, lançou o seu primeiro despacho telegráfico.
Em 1991 optou pela emissão do seu trabalho 24/24 horas e introduziu também inovações nos planos editoriais e técnicos.JW/HD