Cuito - A governadora da província do Bié, Celeste Adolfo, avaliou este sábado, no município do Cuito, a problemática do saneamento básico nos bairros periféricos da cidade, face ao início da época chuvosa.
A governante visitou os bairros com maior densidade populacional, como Cantiflas, Santo António e Piloto, cujas construções encontram-se na maioria desordenadas.
Em declarações à imprensa, no final da jornada, Celeste Adolfo assegurou a intervenção pontual dos problemas que constatou.
Disse ser urgente a abertura de canais para evacuação das águas residuais e da chuva bem como o estancamento de algumas ravinas para salvaguardar a vida e as residências das populações.
No bairro Cantiflas, por exemplo, um dos mais antigos da cidade, a governadora realçou a necessidade de se melhorar o plano urbanístico para facilitar a movimentação, quer de pessoas quer de veículos.
“Ali há zonas que, em situação crítica, os serviços do INEMA, Bombeiros e a Polícia Nacional não conseguem aceder às residências, pelo facto das casas estarem interligadas”, explicou.
Para isso, disse que, a partir deste ano, o governo da província poderá dar início a um trabalho profilático com os moradores, no sentido de acautelar situações ligadas à construção desordenada.
Já o administrador municipal, Abel Guerra Paulo, informou estarem catalogadas 35 ravinas de grandes, médias e pequenas proporções.
Vivem no município do Cuito, capital da província do Bié, perto de setecentos mil habitantes. LB/PLB