Ndalatando - O governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, destacou segunda-feira, em Ndalatando, os meios tecnológicos à disposição da Polícia Nacional e demais órgãos do Ministério do Interior (MININT), para o combate à criminalidade, a manutenção da ordem e tranquilidade públicas, entre outras actividades.
João Diogo Gaspar falava à imprensa, no final da visita à feira do MININT, onde estão expostos vários equipamentos afectos aos serviços Penitenciários, de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), de Investigação Criminal (SIC), de Migração e Estrangeiros (SME), Medicina Legal e Viação e Trânsito, por ocasião dos 45 anos da institucionalização do órgão (22 de Junho).
Na ocasião, o governante referiu que a amostra indica que o MININT está em prontidão para qualquer reacção, em prol da manutenção da ordem e combate à criminalidade.
“Estou bastante impressionado com o nível tecnológico dos serviços especializados do Ministério do Interior na província, pois nesta feira estão em exposição vários elementos tecnológicos, científicos e periciais usados na investigação de crimes e esclarecimento de acidentes, a par dos meios para conter rebeliões em estabelecimentos prisionais”, salientou.
Congratulou-se com a iniciativa do órgão em expor publicamente a sua tecnologia, sublinhando que vai contribuir para granjear a confiança dos cidadãos.
Por seu turno, o delegado do MININT no Cuanza-Norte, comissário José Fernandes, esclareceu que a promoção da feira, com a duração de dois dias, visa demonstrar a forma de actuação e a tecnologia usada pelos órgãos de segurança pública na província.
Na feira estão também expostos vários produtos agrícolas e artigos produzidos pelos Serviços Penitenciários, no quadro do programa de reintegração social dos reclusos.LJ/IMA/MCN