Luena - O governador do Moxico, Ernesto Muangala, defendeu, esta quinta-feira, no Luena, a institucionalização de um modelo de convivência social, que visa ao aprofundamento do diálogo intergeracional para a consolidação dos valores morais, cívicos e da paz no país.
Intervindo no acto provincial do Dia Nacional da Pessoa Idosa, que se comemora esta quinta-feira, o governante referiu que a valorização deste segmento social contribuirá positivamente na transmissão de experiência e conhecimento, servindo de bússola orientadora para a nova geração.
Para isso, é necessário, disse, a inclusão desta franja nas diferentes acções sociais para facilitar a interação com as mais novas gerações.
Na ocasião, lembrou que o governo angolano tem gizado políticas de apoio e protecção dos grupos vulneráveis, com especial atenção à pessoa idosa.
Por seu turno, a directora do Lar da Terceira Idade "Rainha Nhakatolo Tchissengo", Benedita Pinto Luís, pediu às famílias angolanas maior atenção às pessoas idosas, repudiando acções que discriminam este grupo social.
Na província do Moxico, o gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género controla três lares da terceira idade, que albergam 149 idosos.
O Dia Nacional da Pessoa Idosa é comemorado desde Janeiro de 2005, para a valorização deste grupo social. LTY/TC/YD