Menongue – O governador do Cuando Cubango, José Martins, reiterou hoje, quinta-feira, em Menongue, o seu compromisso de promover acções que visam garantir o bem-estar e protecção dos direitos fundamentais da criança, para que cresçam num ambiente saudável.
Numa nota que a ANGOP teve acesso, no âmbito do Dia Internacional da Criança, que hoje se comemora, o governar realça que vai continuar a trabalhar na garantia de condições para o cumprimento dos direitos consagrados constitucionalmente e de modo a que se cumpram todos os 11 compromissos com as crianças, com maior realce para o registo de nascimento, a educação e o combate à violência contra os menores.
O governador do Cuando Cubango apelou aos pais e encarregados de educação para um olhar atento à boa instrução das crianças, num ambiente harmonioso, livre de qualquer tipo de exploração, pois, só assim, com a colaboração das famílias, se terá uma sociedade com crianças felizes, saudáveis e bem desenvolvidas.
O Dia Mundial da Criança foi instituído pelas Nações Unidas para chamar a atenção dos adultos a uma maior preocupação com o bem-estar delas, até a ocupação dos tempos livres.
A data serve igualmente de reflexão em torno das centenas de petizes que continuam a sofrer de maus-tratos, doenças, fome e discriminações.JSV