Chicala-Cholohanga - O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, assegurou, esta terça-feira, a conclusão, no final do corrente ano, do sistema de abastecimento de água à vila municipal da Chicala-Cholohanga.
O governante, que falava à imprensa, depois de uma visita de trabalho a esta municipalidade, localizada nos corredores Leste desta região, disse que e entrada em funcionamento da infra-estrutura vai melhorar a qualidade de vida de mil 400 famílias.
Disse estarem a ser dados passos significativos, para que, em princípio, a construção do sistema de água esteja à disposição das comunidades, que reclamam da falta deste precioso líquido, até ao final do corrente ano.
O governador acrescentou que estão a ser criadas condições necessárias para que os problemas de energia eléctrica, das vias de acesso, de fertilizantes, entre outros, sejam resolvidas o mais rápido possível, para o desenvolvimento da localidade.
Por sua vez, o chefe de Gestão do projecto do Sistema de Abastecimento de Água da Chicala-Cholohanga, Levi Manzaila, informou que as obras decorrem a bom ritmo e estão a 70 por cento de execução física.
Deu a conhecer que, neste momento, decorrem os trabalhos complementares, nomeadamente a instalação das condutas para o reservatório elevado e a instalação das bombas da estação e da captação da água.
Informou ser um sistema com dois reservatórios, sendo um apoiado e outro de torre de pressão, com 500 e 50 metros cúbicos, respectivamente.
O sistema, segundo o responsável, terá uma produção diária de 400 metros cúbicos.
Durante a sua jornada de trabalho na Chicala-Cholohanga, o governante, para além de inteirar-se da situação social e económica, auscultou as autoridades tradicionais, classe empresarial, as mulheres e os jovens, que reclamaram, entre outras, da falta de instituições bancárias, do nível de degradação das vias secundárias e terciárias, do Kwenda e da insuficiência de energia eléctrica.
Apresentaram ainda preocupações sobre a falta de escolas técnico-profissionais, legalização de terras, acesso ao crédito, posto de registo e emissão do Bilhete de Identidade, desemprego, insuficiência de unidades sanitárias e medicamentos e medicamentos.
Durante os trabalhos, visitou, também, o Hospital Municipal, duas fazendas privadas e a ponte sobre o rio Cunene, na comuna do Sambo, cujos trabalhos, depois da colocação da primeira pedra, em Maio último, ainda não iniciou.
O município da Chicala Cholohanga possui uma população estimada em 145 mil e 253 habitantes, distribuída nas comunas do Mbave, Sambo, Samboto e Sede, maioritariamente camponeses.
Passou a ser designado por Chicala Cholohanga após a independência nacional, a 11 de Novembro de 1975, com origem no idioma local umbundo, conforme o significado: “Chicala" (solo pedregoso) e "Cholohanga" (área habitada por muitas capotas). Actualmente constitui um dos 11 municípios do Huambo. ZZN/JSV/ALH