Menongue - O fornecimento de energia eléctrica à sede do município do Cuchi, província do Cuando Cubango, foi reforçado, esta quarta-feira, com um novo grupo gerador de 1.132 KVA, que se junta ao antigo de 1.110 KVA, recuperado dois meses depois de uma avaria.
Com o novo gerador, que poderá funcionar de forma intercalada com o recuperado, vai garantiu duas mil e oitenta e uma ligações domiciliares.
A entrega do gerador à administração municipal do Cuchi foi efectuada pelo governador do Cuando Cubango, José Martins, testemunhado pelo administrador municipal do Cuchi, representantes do Ministério da Energia e Águas, da Empresa Pública de Produção de Electricidade EP, da Empresa Nacional de Electricidade e a população local.
Na sua intervenção, o administrador municipal do Cuchi, Joaquim Assureira, referiu que o fornecimento de energia eléctrica na sede do município, que dista a 93 quilómetros a Oeste da cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango, irá permitir o desenvolvimento económico e social da circunscrição.
Na ocasião, Joaquim Assureira solicitou do governador do Cuando Cubango um projecto de expansão da energia eléctrica na sede do Cuchi, através da colocação de postes de betão armado, bem como a solução de abastecimento de água potável e evitar que os cidadãos sejam atacados por jacarés no rio Cuchi, quando vão a busca do líquido.
Já o governador José Martins admitiu que o novo gerador e o antigo irão garantir a corrente eléctrica domiciliar e a iluminação pública da vila 24 sobre 24 horas, depois de um momento difícil de mais de dois meses na escuridão e muitas famílias a enfrentaram problemas para a conservação dos frescos.
Igualmente, prosseguiu o governador, os empresários gastaram muito dinheiro para comprar gasolina para os pequenos geradores, no sentido de terem os seus negócios conservados nas lojas, daí o Governo ter encontrado uma pronta solução, fruto da intervenção do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.
Resolvido o problema, José Martins avançou que a ENDE está orientada para alargar a rede de distribuição de energia, para aumentar as ligações domiciliares, visando abranger todos os habitantes, a par da extensão da rede de iluminação pública nos bairros periféricos, para que haja segurança dos munícipes.
Na ocasião, o governador tranquilizou a população sobre a problemática da água potável para a sede do Cuchi, uma vez que o Governo já está a trabalhar para o efeito, tendo, por outro lado, chamado os consumidores de energia para a sua legalização e pagamento regular na ENDE, para haja manutenção dos geradores e compra do gasóleo e outros lubrificantes. ALK/FF/PLB