Luanda - O Executivo angolano, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), reconhece a importância da publicidade, do marketing e das artes gráficas, enquanto actividade estrutural, que dará um ímpeto maior a dinamização do mercado e, concomitantemente, o impulso à diversificação da economia.
A apreciação foi feita hoje, sexta-feira, em Luanda, pelo secretário de Estado da Comunicação, Nuno Caldas, na abertura da III Conferência Nacional sobre Ética e Publicidade, realizada sob o lema "Publicidade como factor de incentivo à concorrência e aceleração da inovação".
Referiu que o mercado da publicidade, do marketing, da arte criativa e dos conteúdos, têm conquistado o seu espaço e têm contribuído para estruturação e construção do pensamento social e cultural da angolanidade, tal qual, para a formação da consciência ética da sociedade.
Esse mercado, referiu, passou a integrar o contexto do mundo empresarial e social pelos médias, ou seja, encurtou distâncias, atingiu consumidores das mais variadas sociedades, culturas, classes e perfis, informando a existência de produtos, persuadindo ao seu consumo e conquistando espaços simbólicos de memorização, pela construção de mensagens com forte apelo emocional, constituindo assim, num motor económico extraordinário.
Destacou a importância do evento, que se reveste de um simbolismo especial, não só por ser uma iniciativa conjunta entre o ministério e os seus parceiros, mas e sobretudo, na medida em que o ramo da publicidade, constitui numa actividade mobilizadora e geradora de emprego jovem e de enorme valor para a economia.
Nesta senda, incentiva e promove a concorrência, impulsiona a inovação nos produtos e nos serviços, promove a liberdade de imprensa, financiando, totalmente ou em parte, os órgãos de comunicação social, indispensável para a promoção da liberdade de expressão, da prática das actividades culturais e desportivas e contribui para a mudança e para a alteração de mentalidades.
Considerou que o mercado/ramo publicitário tem sido um dos sectores mais desafiantes e animadores, não obstante a conjuntura económica e financeira internacional adversa.
A conferência sobre legislação publicitária, reforçou, constitui uma ampla plataforma de auscultação do sector e um espaço privilegiado de diálogo, que coabita a interacção construtiva e afectiva, a experiência, os desafios de cada um e a experiência de outras latitudes.
Acredita que com afinco, os principais temas a serem apreciados/abordados no encontro reflictam a transversalidade dos desafios que a publicidade, no cômputo geral, encerra no concerto das nações e especialmente em Angola, que caminha a passos seguros para um processo de desenvolvimento sustentável.
O encontro, que vai abordar o estado actual e os desafios do mercado publicitário, pretende promover uma ampla e densa reflexão sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação na criatividade e na difusão da publicidade, bem como abordar a problemática da publicidade exterior, enquanto meio de comunicação massiva de rua privilegiado.
O evento, a ser realizado no formato presencial e online, prevê, igualmente, abordar a publicidade e sustentabilidade dos órgãos de Comunicação Social em Angola, bem como colher contribuições para a regulação da publicidade online e a experiência brasileira para a melhoria da gestão da actividade no exterior. LIN/PA