Icolo e Bengo - Três milhões e 500 mil famílias dos municípios de Cacuaco, Viana e Icolo e Bengo, província de Luanda, vão beneficiar de ligações domiciliares de água potável, após o término das obras da conduta elevatória da Estação de Tratamento de Água (ETA) do projecto Quilonga Grande, iniciadas este ano.
Localizado na comuna de Bom Jesus (Icolo e Bengo), o projecto que tem o término previsto para 2026, inclui uma ETA, duas condutas de mil e 400 centímetros de diâmetro, uma Estação de Bombagem e está a ser erguido pela empresa chinesa, Sinohydro.
A informação foi prestada esta terça-feira à imprensa, pelo director e coordenador do projecto Quilonga Grande, Edmundo Frederico, no final de uma visita de constatação que visou aferir os constrangimentos existentes ao longo do traçado de 12 quilómetros em que passarão as condutas, partido da margem do rio Kwanza à ETA.
Segundo o responsável, estão em curso diligências junto da administração local, no sentido de desapropriar algumas obras, entre as quais muros de quintais, para permitir a eficácia e celeridade do projecto, um dos maiores do país, orçado em 400 milhões de dólares norte-americano.
"As obras decorrem sem sobressalto, apesar da identificação de alguns constrangimentos ao longo do percurso por onde passarão as condutas, situação já em análise junto das entidades de direito", disse.
Esta ETA que fornecerá a cinco Centros de Distribuição, em 518 mil metros cúbicos de água potável por dia, representando um aumento de 50 por cento da capacidade actual de distribuição deste bem em Luanda, está com uma execução física de 20 por cento e 12 a financeira, cujos reservatórios têm 13 metros de profundidade.
A par disso, Edmundo Frederico informou que o projecto contempla acções sóciais, tendo construído no bairro Coca-Cola, Bom Jesus, dois chafarizes, facilitando o acesso dos moradores ao líquido que, desde 2014 consomem água imprópria, retirada da ruptura de uma conduta antiga, e outras vezes do rio.
Por seu turno, o administrador da comuna de Bom Jesus, João André, confirmou o empenho da administração local em encontrar a melhor solução, junto dos proprietários de diversas obras ao longo da estrada, no sentido de permitir o cumprimento do prazo da conclusão das obras.
Luanda é a capital de Angola, localizada na região centro-norte do país. Segundo as projecções populacionais do Instituto Nacional de Estatística (INE), a província conta com (9.079.811) habitantes, distribuídos em nove municípios, sendo a mais populosa de Angola.CLAU/AJQ