Ndaltando - O escritor Dias Neto destacou, nesta sexta-feira, em Ndalatando, capital do Cuanza- Norte, a figura de Agostinho Neto como educador social, face à relevância que deu ao sector da educação como a chave para o desenvolvimento da nação.
Dias Neto, que falava na palestra sobre “Agostinho Neto com educador social, informou que o também fundador da Nação Angolana considerava a educação e a formação de quadros como factores fundamentais para o desenvolvimento sócio-económico, cultural e político do país.
No acto, dirigido a estudantes do primeiro ciclo do Liceu n.° 35, em de Ndalatando, no âmbito do projecto " Sábado nos Musseque", o palestrante afirmou que para Agostinho Neto o sector da educação era também relevante para a preparação da juventude em prol dos desafios de desenvolvimento da Angola e sua afirmação no contexto das nações de África e de outros continentes.
Promovida pela Fundação Agostinho Neto (FAAN), a palestra consta da 5ª edição, da oitava temporada do projecto "Sábado do Musseque", que este ano tem como lema " Educar é proteger as gerações futuras".
A iniciativa, de acordo com Walter André, faz parte das estratégias da fundação para a capacitação de jovens, para maior conhecimento das dimensões de Agostinho Neto, como nacionalista, médico, político, académico e homem de cultura.
Com o tema “Agostinho Neto como educador social”, o evento foi igualmente marcado pela entrega de 100 exemplares sobre “ A vida e obra do fundador da Nação Angolana” para a biblioteca da escola, assim como de material didáctico para os estudantes.
Sábado nos Musseques é um programa de palestras interactivas, de cariz educativas e patrióticas sobre a figura de Agostinho Neto, a luta de libertação nacional e aspectos da história recente do país.
Este projecto visa estimular crianças, adolescentes e jovens para a promoção de uma conduta cada vez mais íntegra e patriótica, em torno do conceito da ética e da cidadania. LJ/IMA/YD