Banga - Mais de cem hectares de terra serão distribuídos aos pequenos produtores, no municipio da Banga (Cuanza-Norte), na presente campanha agrícola 2024/2025, no quadro do Programa de Desenvolvimento Integrado e Combate à Pobreza.
Os camponeses vão beneficiar também de insumos agrícolas, como enxadas, catanas, com o objectivo de aumentar a produtividade.
De acordo com o administrador municipal da Banga, Leopoldino dos Santos, espera-se a colheita de mais de três mil toneladas de produtos diversos.
No presente ano agrícola, que decorre sob o lema: "Agricultura familiar, caminho certo para aumento sustentável da produção agrária", o município da Banga conta mais de mil famílias, 16 associações de camponeses e duas cooperativas.
O soba Francisco Gonçalves, do bairro Descasque, disse estar satisfeito com o empenho da Administração Municipal na potencialização dos camponeses com meios de trabalho e augura maior produtividade na presente época agrícola.
A responsável da associação Deolinda Rodrigues, Filomena Gabriel, acredita que a distribuição de terras mecanizadas, vai alavancar o sector agrícola na região.
José Quitunga Backa, responsável da Cooperativa Alegria da Banga, reconheceu o apoio que têm recebido da Administração Municipal, que tem permitido o alargamento das áreas de produção.
"Podemos afirmar categoricamente que, se não fosse o apoio da Administração Municipal não teríamos força para alavancar a produção agrícola na região, a julgar pela aquisição de sementes, enxadas, catanas e outros equipamentos, frisou. EFM/IMA/YD