Caxito - O administrador municipal do Dande, Domingos Lourenço, considerou hoje, sexta-feira, em Caxito, província do Bengo, o empoderamento da mulher no meio rural um caminho incontornável para o desenvolvimento sustentável.
Ao falar na abertura do Fórum municipal da Mulher no Meio Rural, referiu que esta franja da sociedade constituiu a maior força de trabalho no sector agrícola, com a participação de 37 dos 85 por cento de alimentos produzidos no município, na província e no país.
Para superar os desafios da mulher rural, considerou necessário a capacitação técnica profissional, o apoio com meios técnicos, inputs agrícolas, microcréditos e a organização em cooperativas.
A directora municipal da acção social no Dande, Sabrita Manuel, assegurou o contínuo trabalho de incentivo, valorização e promoção da mulheres rurais para desenvolvimento das famílias.
Com a duração de um dia, o fórum juntou mulheres rurais e líderes de associações/cooperativas para partilha de experiências.
No encontro as participantes abordaram temas relacionados com a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento das comunidades e a participação das mulheres rurais no cooperativismo. MD/CJ/IF