Luacano – Dez mil famílias do município do Luacano, na província do Moxico, vão beneficiar de energia eléctrica, com a montagem de uma central fotovoltaíca, com capacidade de cinco megawatts (MW).
O projecto de electrificação deste município habitado por 19 mil pessoas, que vai no total electrificar mais de duas mil e 500 residências, está a cargo da empresa Mia Couto Alves (MCA) e da Empresa Pública de Produção de Electricidade (PRODEL).
O projecto representa um marco importante para electrificação do município, um dos principais flagelos que atrasam o seu crescimento, a par do mau estado das vias de comunicação.
O facto foi anunciado num encontro de auscultação, entre o governador provincial, Ernesto Muangala, e sociedade do Luacano, destacado-se que a central de energia fotovoltaíca, uma energia limpa e tecnologia moderna, comportará um parque de painéis solares a ser implantado em uma área de oito hectares.
Entretanto, o Ministério da Energia e Água (MINEA), no âmbito do projecto de parques de energia solares, num futuro breve, pretende instalar centrais de energia solar em 11 sedes municipais e comunais do Moxico, para beneficiar 285 mil 317 habitantes, perfazendo 56 mil
748 ligações domiciliares.
O governador do Moxico, Ernesto Muangala, que visita aquela circunscrição, manteve um encontro com a população onde apresentaram a electrificação, baixa oferta educativa, assistência médica, o desemprego juvenil, a falta de vias de comunicação e infra-estruturas
de telecomunicações, assim como a ausência de serviços bancários como as principais dificuldade vividas na região..
Luacano é um dos nove municípios que compõe a província do Moxico, possui cerca de 19 mil habitantes, na sua maioria camponeses e pescadores.