Camabatela - Um cidadão de 54 anos de idade foi detido pela Polícia Nacional, segunda-feira (21), na comuna do Luínga, município de Ambaca, Cuanza Norte, por cultivo de 6.310 plantas de liamba.
O cidadão era supostamente proprietário de um campo de cannabis sativa, nas imediações do rio Kambamba, na Aldeia Hanga Malongo.
De acordo com uma nota do Centro de Documentação e Imagem da Administração Municipal de Ambaca, o camponês vai ser presente ao Ministério Público para formalização da detenção.
Em declarações à imprensa, o acusado revelou que cultivava a liamba para alimentar e tratar da saúde das suas galinhas.
.A Liamba é uma planta herbácea, da família das Canabináceas, de caule erecto, folhas digitadas com margens denteadas, inflorescências axilares e aquénios globosos, que é utilizada para a produção de têxteis, para fins industriais e para o fabrico de estupefacientes; canábis, cânhamo.
Esta tem sido uma prática recorrente por supostos camponeses na província, sobretudo, cultivadas em florestas densas, nas localidades do Luínha e Golungo Alto.
Em prol do 26 de Junho, Dia Mundial de Combate às Drogas, o Serviço de Investigação Criminal (SIC), entre outras actividades, realiza cerimónias de incineração de drogas, em consequência do seu efeito nociva à saúde humana e à sociedade.
De Junho de 2021 a Junho de 2022, o SIC registou 58 crimes relacionados ao cultivo, tráfico e uso de estupefacientes, no quadro das suas operações, que culminaram com a detecção de 58 cidadãos, entre os 16 e 60 anos de idade, dos quais oito do sexo feminino e destruição de oito campos de cultivo, num total de 1007 plantas, bem como a apreensão de 342 quilógramas e 826 gramas de cannabis sativa (vulgo liamba).
Dados do SIC indicams que no Cuanza Norte, os município de Cazengo e a comuna do Samba Lucala, ( Samba Cajú) são as zonas com maior índice no cultivo deste produto, cujos modus operatis, recae sobre o uso de sacos de múcua e bombó, para despistar as autoridades. O produto tem como destino a capital do país (Luanda), para comercialização.