Cuito – Catorze pessoas morreram e quatro outras ficaram feridas, vítimas de descarga eléctrica, na província do Bié, em 2022.
Comparativamente a 2021, houve uma redução de cinco óbitos.
A informação foi avançada hoje, na cidade do Cuito, província do Bié, pelo porta-voz dos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros, Raul Eurico Ndavoca, quando analisava as actividades realizadas no período em referência.
Segundo a fonte, 798 pessoas ficaram desabrigadas com a destruição de 133 residências, devido à chuva, acompanhada de fortes ventos que assolou a região.
Os sinistrados foram apoiados com chapas de zinco para a construção de suas moradias em zonas seguras e bens alimentares.
Informou ainda que, em 2022, a instituição registou 135 incêndios de diversas proporções, menos um comparativamente a 2021.
Os mesmos causaram prejuízos avaliados em 114 milhões 840 mil e 500 Kwanzas, mais 70.397.800 Kwanzas comparando com o período anterior.
São causas dos incêndios fogo posto e curto-circuito.
Sem avançar dados comparativos, informou que, em 2022, os Serviços de Protecção Civil e Bombeiros assistiram 144 cidadãos vítimas de acidente de viação e ferroviário.
Para este ano, de acordo com o porta-voz, vai-se intensificar a sensibilização da população, visando despertá-los a não construir em zonas de risco (margens de rios, postos de energia eléctrica de alta tenção) e outros aspectos que ajudam o cidadão em caso de perigo.