Cuvango - O município do Cuvango, província da Huíla, está a implementar desde hoje, quarta-feira, um projecto de formação técnico-profissional destinado exclusivamente a mulheres, com a finalidade de potenciar o género com kits de fomento do empreendedorismo no feminino.
O projecto prevê até o final do ano formar 270 mulheres nas áreas de pastelaria, pedicure e manicure, cabeleireiro, produção de sabão, agricultura e processamento de pescado continental, com a distribuição posterior dos referidos kits.
Trata-se de oportunidades que visam emancipar a mulher a empreender e gerar mais emprego no género, no âmbito da estratégia da administração local, resultante do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
Nesta primeira fase, a formação abrange 30 mulheres das diversas organizações da sociedade civil, para um curso intensivo de duas semanas de pastelaria.
Ao falar na abertura da formação, o administrador municipal, Luís Marcelo Cambinda Ndala, disse que com o programa do Executivo, a ideia é melhorar as valências profissionais das mulheres e, consequentemente, promover o emprego.
"O programa de formação feminina está inserido no âmbito da política de formação do crescimento económico, aumento de emprego, repartição equitativa do rendimento nacional e de protecção social", reforçou.
Referiu que o projecto visa conceber e executar as políticas do emprego e de formação, que acompanham o desenvolvimento do país, por via da aplicação do programa de empreendedorismo na comunidade, e melhorar a cultura cívica.
Pediu às formandas a tirarem o maior proveito da formação e assim darem avanços significativos no desenvolvimento de uma carreira técnico-profissional bem-sucedida. EM/MS