Ndalatando - Mais de seis mil animais de estimação serão vacinados contra a raiva, na província do Cuanza-Norte, na Campanha Provincial de Imunização, aberta hoje (segunda-feira), em Ndalatando.
Com um total de 40 mil doses de vacinas disponíveis, a campanha vem dar resposta ao número de mordeduras na região, com uma média mensal de 18 casos, de acordo com o responsável provincial da Agricultura e Florestas, Humberto Mesquita.
A acção conta com 43 técnicos de veterinária, distribuídos por 23 equipas, para os dez municípios da província e tem a duração de 90 dias.
Na abertura do acto, a vice-governadora para o Sector Político, Económico e Social, Constantina Pereira Furtado, destacou a importância da vacinação para a promoção da saúde pública e bem-estar dos cidadãos.
Apelou aos proprietários de animais de estimação a aderirem à campanha, para prevenir a raiva, uma doença grave e com 100 por cento de letalidade, se não for tratada a tempo.
O director da Agricultura e Florestas reiterou o apelo para adesão massiva da população à campanha de carácter gratuíto, que abarca a vacinação de animais de estimação, entre cães, gatos e macacos.
Destacou o empenho do Governo da Província na garantia da saúde pública, apesar do custo elevado da vacina anti-rábica, avaliada em 200 dólares por doze.
Localizada no estremo Oeste de Angola e a 190 quilómetros de Luanda (capital do país), a província do Cuanza-Norte, conta com uma extensão territorial de 20.252 quilómetros quadrados, tem dez municípios e uma população estimada em mais de 500 mil habitantes. LJ/IMA/YD