Cacolo – A cooperativa diamantífera Muthongo entregou hoje, segunda-feira, diversos bens às famílias residentes nas aldeias de Cassanji-Cambangu, Muacandala e Samuquixi, município do Cacolo (Lunda Sul), no âmbito da sua responsabilidade social.
Trata-se de motorizadas de três rodas, ventiladores, frigoríficos, geradores e chapas de zinco, num acto testemunhado pelo administrador municipal de Cacolo, José Chicanji.
Na ocasião, o responsável da cooperativa diamantífera, Tozé Salfuma, disse que o gesto vai abranger mais famílias, para além da ideia de construção de escolas e postos de saúde para as comunidades.
Acrescentou que a empresa, inaugurada este mês, emprega 35 jovens, e à medida que o projecto for se expandido mais postos de trabalho serão colocados à disposição da juventude.
Por seu turno, o administrador municipal de Cacolo, José Chicanji, elogiou a iniciativa da empresa mineira, pois, apesar de ser recente, já dá sinais de pretender alinhar-se aos esforços do Governo tendentes à melhoria das condições sociais das famílias.
Exortou às demais empresas e cooperativas de exploração de diamantes da circunscrição a seguir o exemplo.
As autoridades do município do Cacolo controlam oito cooperativas de extracção de diamantes, empregando mais de 100 pessoas, entre operadores de máquinas e administrativos.
O município de Cacolo dista a 141 quilómetros da sede capital de Saurimo, tem uma população estimada em 36 mil 185 habitantes, distribuídos nas comunas de Alto Chicapa, Cucumbi e a sede. JW/ART