Cuangar - A população do Cuangar, província do Cuando Cubango, vai ganhar, dentro de três meses, o 1º Centro de Acção Social Integrado (CASI), que visa, de entre outros objectivos, garantir aos vulneráveis as Transferências Sociais Monetárias do “Kwenda”.
O acto de consignação da obra de reabilitação, avaliada em 97 milhões, 298 mil e quatro kwanzas, financiada pelo Banco Mundial, aconteceu na quarta-feira no município que dista a mais de 500 quilómetros da cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango.
O arranque da empreitada do CASI, em que o dono é o Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), foi presidido pelo administrador municipal-adjunto, Jorge Cambinda Natércia Rúben e testemunhado pelo chefe do Departamento do FAS na província, Zeferino Cavalo.
O administrador-adjunto considerou de importante a existência do centro, tendo em conta o seu objecto social, o de atender às necessidades comuns da população, como as dos serviços de registo e identificação, aconselhamento familiar, atendimento à violência doméstica, entre outras.
O arquitecto solicitou dos técnicos engajamento no sentido de cumprir com os prazos estipulados, realçando que o projecto será de grande valia para a população do Cuangar.
A nível do Governo são controlados três centros do género, dois em Menongue, capital do Cuando Cubango, e um no Cuito Cuanavale. ALK/FF/MS