Uíge - A comuna do Wando, no município de Mucaba, província do Uíge, necessita de três escolas do ensino primário e igual número de postos de saúde, para melhorar as condições sociais da população da localidade, constatou, nesta terça-feira, a ANGOP.
A comuna do Wando conta apenas com três escolas definitivas e outras cinco provisórias, insuficientes para albergar os mil 584 alunos matriculados neste ano lectivo, enquanto no sector da Saúde tem apenas quatro postos médicos.
A construção dessas insfra-estruturas sociais (escolas e hospitais) vai melhorar as condições de ensino e aprendizagem e melhorar os serviços de saúde da população que vive nas aldeias de Kiheca, Mucongue, Bonquiavinda,Quimbale e Tuco, no município de Mucaba, no Uíge.
Quanto aos professores, a comuna necessita igualmente de 20 novos professores, para se juntarem aos outros 42 já existentes. Enquanto no sector da Sáude conta apenas com sete enfermeiros, destes um efectivo e outros seis trabalham em forma de contrato.
A propósito, o novo administrador municipal de Mucaba, Carlos David, empossado segunda-feira (03) pelo governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, disse que a sua aposta será melhorar as condições sociais da população dessa localidade, em função da disponibilidade financeira.
Entre outras apostas, a agricultura, para o recém-nomeado, constitui o seu desafio, e para tal, vai cooperar com a direcção provincial deste sector para que os agricultores obtenham insumos agrícolas, uma medida que visa desenvolver essa actividade nessa localidade.
A comuna do Wando, no município de Mucaba, dista 106 quilómetros da cidade do Uíge.