Uíge - Dois mil e 800 jovens foram formados em diversas áreas, durante três anos, no Centro Tecnológico do Uíge, informou este sábado o director da instituição, Virgílio Cordeiro João.
Destacam-se, entre as formações, os cursos de Informática, Rede, Montagem de telefone e Hardware.
O director fez esse pronunciamento quando intervinha no encontro tecnológico de troca de experiência e cultura entre os jovens, no âmbito da celebração do terceiro aniversário da instituição, que se assinala no dia 28 do corrente mês, tendo realçado que dois mil formandos tiveram certificado local e outros 800 beneficiaram de certificação internacional.
O responsável considerou positivos os três anos de funcionamento do centro, que começou com oito cursos e, agora, conta com 15, com destaque para os recém-implementados (reparação de telemóvel, GPS e a IP).
Explicou que, ao longo deste período de funcionamento, o centro implementou uma área de produção de conteúdos, para a realização de práticas de multimédia, laboratório de programação, entre outros projectos tecnológicos, como é o caso da plataforma Wuana, que permite a localização de documentos perdidos na via pública.
Acrescentou que, durante os três anos, participou em feiras de inovação tecnológica, do Instituto de Telecomunicações de Luanda, onde arrebatou dois troféus por cada edição.
Quanto aos desafios, prometeu continuar a inovar, bem como assinar acordos com outrads instituições tecnológicos nacionais e estrangeiros.
O director acrescentou ainda ser desafio a expansão da rede de formação no município do Negage, que nos próximos tempos será inaugurada uma nova instalação do Centro Tecnológico do Uíge.
Quanto às dificuldades, apontou a falta de recursos financeiros para manter o funcionamento da instituição, bem como para garantir o salário dos funcionários, uma vez que o centro não tem financiamento, justificou.
O Centro Tecnológico do Uíge foi inaugurado no dia 28 de Outubro de 2021, pelo presidente da República, João Gonçalves Lourenço. EPP/JAR