Cuito – O censo piloto da população na província do Bié arrancou com 50 recenseadores, que estão a trabalhar nas comunas de Cachingues (Chitembo) e Cuanza (Camacupa), localidades abrangidas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) para esta fase.
Além dos recenseadores estão envolvidos assistentes técnicos, cartógrafos e informáticos, num total de 65 elementos.
Segundo o director do Instituto Nacional de Estatística (INE) no Bié, Arlindo Evaristo, em declarações hoje à ANGOP, os agentes censitários já se desdobram nestes dois municípios desde o dia 19, apesar da abertura oficial ter acontecido na quinta-feira (dia 20).
Referiu estarem criadas todas as condições, desde as viaturas e outras técnicas e logísticas, que vão facilitar atingir as aldeias mais longínquas das comunas de Cachingues e Cuanza.
Neste fase estão abrangidas apenas sete províncias: Bengo, Bié, Cuando Cubango, Cunene, Luanda, Lunda Norte e Uíge. Os dados a serem recolhidos até 19 de Agosto servirão de antecâmara do censo geral da população e habitação, a decorrer em todo país, em 20224.
Angola realizou o último censo da população e habitação em 2014, em que a província do Bié catalogou um milhão 455 mil 255 habitantes.JEC/PLB