Menongue – Mais de 300 cidadãos de vários estratos sociais marcharam neste sábado, em Menongue, capital do Cuando Cubango, com o objectivo de garantir que o processo do Censo Geral da População e Habitação 2024, que inicia no dia 19 do mês em curso, se realize de forma eficiente e abrangente na região.
|
A marcha, promovida pelo Instituto Nacional de Estatística do Cuando Cubango, teve início às 7 horas, defronte à estação dos caminhos-de-ferro de Moçamedes, e terminou defronte ao governo provincial, junto ao largo António Agostinho Neto.
Ao falar à imprensa no final da actividade, o responsável do Instituto Nacional de Estatística (INE) no Cuando Cubango, Ruben das Dores Nunes, disse que a marcha visou também consciencializar a população de modo a interagir com os agentes censitários durante o processo.
O responsável considerou a mobilização da comunidade um aspecto importante, e os líderes locais, incluindo sobas e representantes de igrejas, devem ser os principais vectores de passar a informação às comunidades, de modo a incentivar a população a participar do Censo.
Garantiu que todas as condições estão criadas para a realização do Censo.
Estão disponíveis 26 viaturas, indumentárias para identificação dos recenseadores, 1310 tabletes, entre outros meios.
A nível da província do Cuando Cubango, já foram formados 1878 recenseadores e 198 Assistentes Técnicos locais que passaram a supervisores de campo.
Lembrou que contam com o apoio das Forças Armadas com o apoio dos seus meios (Camazes e camiões meios aéreos), para garantir que nenhuma comunidade fique de fora da actividade censitária. LMZ/FF/PLB