Menongue – Duzentos assistentes técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE), no Cuando Cubango, envolveram-se hoje, terça-feira, em Menongue, numa campanha de sensibilização e educação para o Censo da População e Habitação 2024, nos mercados informais.
Em declarações à imprensa no final da actividade, o coordenador do Grupo Técnico da Comissão Provincial de Apoio a Realização do Censo do Cuando Cubango, Ruben das Dores Nunes, disse que a actividade visou levar uma comunicação “eficiente e inclusiva” aos vendedores, de maneiras que eles possam repassá-las às comunidades.
Realçou que muitos casos de rejeição aos recenseadores têm a ver com a falta de informação, daí a aposta na sensibilização presencial, sobretudo nas zonas onde há fraca cobertura dos sinais da Televisão e da Rádio.
A realização do Censo, este ano, segundo a fonte, vai servir o país de várias formas, como o planeamento e alocação de recursos, vai ajudar na formulação de políticas públicas e acompanhamento dos indicadores na tomada de decisão estratégica.
Na ocasião, o responsável do mercado do bairro Tchivonde, arredores de Menongue, Lucas Praia, disse que vai continuar a passar a informação a todos os vendedores, sobre a importância do procedimento. LMZ/FF/MS