Muconda - Uma escola de 12 salas de aulas e quatro residências geminadas do tipo T3, para técnicos dos sectores da saúde e educação, foram inauguradas, esta quinta-feira, na comuna do Cassai-Sul, município do Muconda, pelo governador provincial da Lunda Sul, Daniel Neto.
A escola com capacidade para albergar 540 alunos do I e II°ciclo está orçada em 216 milhões de Kwanzas e as residências custaram aos cofres do Estado Akz 288 milhões e estão inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Para o presente ano lectivo a comuna do Cassai-Sul matriculou 4.319 alunos, nos diferentes níveis de ensino, assegurados por 50 professores.
Já na sede municipal do Muconda, o governador da Lunda Sul, Daniel Neto, procedeu, igualmente, a inauguração do Edifício das Repartições Públicas, orçado em 150 milhões de Kwanzas.
Na ocasião, o governador provincial da Lunda Sul, Daniel Neto, apelou aos petizes a cuidarem da infraestrutura de ensino, denunciando os actos de vandalismo do património público.
Por sua vez, a administradora do Muconda, Maria Segunda, realçou que as novas infraestruturas vão contribuir na melhoria da qualidade dos serviços prestados e aumento do número de alunos no sistema de ensino.
A comuna do Cassai-Sul dista a 75 quilómetros da sede municipal do Muconda e tem uma população estimada em sete mil e 500 habitantes, maioria parte camponesa.