Malanje- O administrador municipal de Calandula, Mateus Vunge, apelou hoje, a população local, no sentido de estar envolvida nas acções de combate às queimadas anárquicas, porquanto colocam em risco vidas humanas e arrasam a flora e a fauna.
O responsável teceu tais considerações, durante um encontro com as autoridades tradicionais, comissões de moradores, religiosos e órgãos de defesa e segurança, que visou redefinir as estratégias de prevenção e combate a esse fenómeno, registado com maior incidência na época seca.
Disse que regista-se na época seca casos de perdas humanas e materiais, resultantes das queimadas anárquicas presumivelmente provocadas por caçadores, daí que os munícipes devem estar atentos para se acabar com este mal.
O encontro recomendou o reforço, nos próximos tempos, das medidas de sensibilização nos mercados, igrejas e outros locais de grande concentração populacional, a par da aplicação de sanções administrativas e judiciais aos que insistirem nestas práticas.
De recordar que, em consequência de uma queimada desordenada, ocorrida a 7 deste mês, quatro membros da mesma família (mãe e três filhos) que se encontravam a dormir numa cabana na lavra, morreram, ao serem surpreendidos pelas chamas, no bairro Nâmbua (Calandula). PBC