Lubalo – A administração municipal do Lubalo, província da Lunda Norte, investiu dez milhões e 720 mil kwanzas na formação de 70 mulheres e aquisição de kits de trabalho para a promoção do empreendedorismo e do auto-emprego, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate a Pobreza.
A informação foi prestada hoje, quinta-feira, pelo administrador municipal do Lubalo, Silvestre Cheleca, durante o encerramento da formação em empreendedorismo, culinária, pastelaria e decoração, que beneficiou 70 mulheres da circunscrição que dista a mais de 400 quilómetros da cidade do Dundo.
Disse que as mulheres vão receber kits de trabalho gratuito, com vista a colocarem em prática o que aprenderam e desenvolver os seus próprios negócios.
Anunciou que na próxima semana será promovido mais um curso sobre técnicas de produção de hortícolas, onde prevê-se beneficiar 40 mulheres.
Fez saber que a iniciativa se enquadra no programa de promoção de hortas comunitárias, visando a autossuficiência alimentar das famílias vulneráveis.
Para este projecto, estão previstos um investimento na ordem dos dois milhões e 300 mil kwanzas, acrescentando que o mesmo comtempla aquisição de instrumentos de trabalho, sementes e fertilizantes.
Assegurou que iniciativas do género serão contínuas e extensivas, com vista a mitigação da fome e a pobreza nas comunidades.
O município de Lubalo tem 20 mil habitantes distribuídos nas comunas do Luangue, Muvulueji e Lubalo (comuna sede). HD