Cabinda – Acções de limpeza de sargentas e valas de drenagem para o escoamento de águas pluviais estão a ser desenvolvidas pela Administração Municipal de Cabinda, para fazer face à época chuvosa, que começou a 15 de Agosto em todo o país.
De acordo com o administrador municipal de Cabinda, Luís Yebo, em declarações segunda-feira à imprensa, os trabalhos enquadram-se no plano de contingência elaborado pela Comissão Multissectorial de Protecção Civil, para dar resposta a eventuais situações anómalas que ocorrem neste período do ano a nível da região.
“Os trabalhos consistem, essencialmente, na limpeza de sargentas e manutenção das valas de drenagem direccionadas para a orla marítima”, explicou.
Disse que os técnicos envolvidos nessa empreitada estão a encontrar dificuldades de colocar as máquinas giratórias, por causa das habitações que foram erguidas nas linhas de passagens de água das chuvas.
Fez saber que as famílias residentes nesses locais poderão ser transferidas para as zonas mais seguras, para se evitar dissabores nesta época chuvosa.
“Os trabalhos em curso evitarão aqueles cenários que temos assistido quase todos anos na nossa cidade, em que as vias e alguns bairros ficam completamente inundados quando cai uma forte chuva, principalmente nas zonas de 1º de Maio, Lombo-Lombo, Chiweca, 4 de Fevereiro, Comandante Gika e a Vitória é Certa”, referiu.
Acrescentou que, doravante, a limpeza de sargentas e valas de drenagem passará a ser feita com regularidade para melhorar a imagem do município sede da província de Cabinda. JFC/JL