Ondjiva – A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) deve gastar, nos próximos dias, cerca de 52 milhões de kwanzas para repor um posto de transformação (PT) danificado recentemente num acidente rodoviário, em Ondjiva, província do Cunene.
Em consequência do referido acidente, ocorrido no bairro do Cafitu I, na cidade de Ondjiva, 380 clientes da empresa estão privados de energia eléctrica desde sábado último, segundo a direcção da empresa na província.
A informação foi prestada esta terça-feira, em Ondjiva, pelo agente de Comunicação Institucional e Imprensa da ENDE no Cunene, Luís Capitango, que precisou que o sinistro envolveu uma viatura ligeira de marca Hyundai, que embateu num PT de 630 KVA.
Esclareceu que, devido à intensidade do choque, o incidente provocou a "danificação total" do equipamento que alimentava mais de 300 residências e vários estabelecimentos comerciais.
"Os prejuízos rondam à volta de 52 milhões de kwanzas", indicou, ressalvando, todavia, que os preços no terreno poderão estar acima desse valor para a aquisição do novo material.
Disse que estão em curso diligências para aquisição do equipamento, a partir de armazéns em Luanda, e que dispositivo danificado já foi removido do local, por técnicos da empresa.
Luís Capitango pediu compreensão aos clientes, dando garantias de que tudo está a ser feito, para a reposição do fornecimento da energia eléctrica.
Fez saber que o assunto já foi encaminhado ao Serviço de Investigação Criminal (SIC) para os devidos procedimentos.
A ENDE controla 20 mil 57 clientes na província do Cunene. FI/LHE/OHA