Cuito – Trezentas e setenta e oito mil e 109 crianças menores de cinco anos de idade, das 336 mil 416 previstas, foram vacinadas contra a poliomielite na província do Bié, na primeira fase da campanha integrada de vacinação, que decorreu de 17 a 19 do mês em curso, em todo país.
Em declarações, esta quinta-feira, à ANGOP, o chefe de departamento de saúde pública e controlo de endemias, Isaías Cambissa, referiu que, para o sucesso desta primeira fase, foram envolvidas 518 equipas, num total de dois mil e 700 técnicos, entre vacinadores, supervisores, coordenadores, mobilizadores e assessores.
Foram disponibilizados 379 mil doses.
O responsável aproveitou para enaltecer o engajamento das autoridades tradicionais, entidades religiosas na mobilização da população, para que esta aderisse a campanha, feita de casa em casa, nas unidades sanitárias e postos avançados montados nos bairros.
A segunda fase acontece de 28 a 30 de Junho.
A realização da campanha surge devido à confirmação de poliovírus derivado da vacina tipo 2 (PVDV2) em amostras ambientais de água de esgotos recolhidas em Luanda, pelo Laboratório de Referência da Organização Mundial da Saúde na África do Sul, em 25 de Janeiro de 2024.
Este isolamento ocorreu num lugar de recolha de amostras da vigilância ambiental da Pólio na centralidade do Sequele, município de Cacuaco, no dia 5 de Dezembro de 2023.
Em resposta a esta situação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou com carácter imperativo a realização de duas rondas de vacinação contra a Poliomielite para evitar que os ganhos alcançados em 2014, com o Certificado de Erradicação da doença em Angola, sejam comprometidos.
De acordo com o sequenciamento genético, o vírus apresenta um vínculo com um vírus de pólio reportado na República Democrática do Congo, concretamente na província do Cassai Oriental (RDC-KAS-KSH-23-010), sendo classificado como c-PVDV-2 (Poliovírus Derivado da Vacina Tipo-2 Circulante).
“No dia 27 de Fevereiro de 2024, foi confirmado num sítio de recolha de amostras de vigilância ambiental da Pólio no município do Huambo, e o sequenciamento genético desse vírus mostra que está geneticamente ligado ao vírus detectado no município de Cacuaco, em Luanda.AS/PLB