Ondjiva – Os supervisores, técnicos de saúde e autoridades do poder tradicional abordam, desde quinta-feira, no município de Ombadja (Cunene), a importância da nutrição nos primeiros mil dias da criança.
A acção formativa, com duração de dois dias, aborda temas ligados à alimentação e nutrição durante a pré-concepção, gestação e lactação da criança.
O aleitamento materno - um investimento no futuro, alimentação complementar dos seis meses aos dois anos de vida, assim como a varíola dos macacos (MPOX), figuram igualmente dos temas.
Na abertura do evento, o administrador municipal adjunto para área Técnica, Infra-estrutura e Serviços Comunitários, Fernando Wandalica, disse que a alimentação tem um papel de grande relevância para o desenvolvimento de qualquer criança.
Referiu que a nutrição inadequada logo nos primeiros tempos de vida pode ter um impacto negativo e irreversível na saúde.
Promovido pela direcção municipal da Saúde de Ombadja, os participantes vão tomar conhecimento do relatório da 3ª fase da campanha de vacinação contra a Poliomielite.
O município de Ombadja conta com um universo de 394 mil e 964 habitantes, distribuídos nas comunas de Xangongo (sede), Humbe, Naulila, Mucope e Ombala Yo Mungo. FI/LHE/OHA