Talatona – O Sistema Nacional de Saúde (SNS) registou, nos últimos cinco anos, um aumento de 178 unidades sanitárias apetrechadas com tecnologia moderna, informou, esta sexta-feira, em Luanda, a directora nacional dos hospitais, Jovita André.
A melhoria do SNS, no período em referência, baseou-se em construção, ampliação, reabilitação e apetrechados modernos das instituições de nível primário.
A directora falava durante as Jornadas Científicas da Medicina do Trabalho da Ordem dos Médicos de Angola promovida pelo Colégio de Especialidade de Medicina do Trabalho.
Em termos de força de trabalho, a responsável salientou que em cinco anos também se registou um reforço, ao serem inseridos 41 mil novos profissionais de saúde através de concursos públicos, totalizando um acréscimo de 40 por cento da força de trabalho.
Conforme a responsável, o processo de especialização de 38 mil profissionais está a garantir um atendimento de alta qualidade em vários domínios da saúde.
Jovita André realçou a aposta na especialização dos profissionais, em todas as categorias, dentro e no exterior do país, contando com a cooperação dos países como Brasil ,Portugal, África do sul, Moçambique, Espanha, entre outros.
Sobre os ganhos que foram enumerados, disse que contribuem em grande medida para melhorar a qualidade assistencial dos utentes e as condições de trabalho dos profissionais.
Jovita André explicou que a colaboração entre médicos, enfermeiros, técnicos, engenheiros, pesquisadores, legisladores e empresas é fundamental para que se possa trocar experiências e desenvolver soluções robustas para os desafios do sector.
"É nosso dever que cada trabalhador angolano compreenda os seus direitos e as práticas para um ambiente de trabalho seguros e saudável", garantiu.
O evento teve como objectivo congregar as pessoas que se interessam com a matéria e partilhar vários conhecimentos com um leque de temas a ser abordados.
As jornadas tiveram três painéis e duas mesas redondas, onde foram abordados vários temas, dentre os quais símbolos do edifício de doente e alterações climáticas e seu impacto na saúde dos trabalhadores.VS/MAG